top of page
  • Foto do escritorINSPIRE

TENHO APNEIA DO SONO, E AGORA?


📌Estima-se que 1/3 da população mundial sofre de algum distúrbio do sono.

📌A apneia obstrutiva do sono (AOS) caracteriza-se por uma obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono que gera limitação do fluxo aéreo. Isto causa uma interrupção da respiração, que pode durar cerca de 20 segundos. Após essa parada, o paciente acorda emitindo roncos barulhentos.

📌Os fatores de risco para a doença incluem a obesidade, obstrução nasal, tabagismo e etilismo.

📌A patologia apresenta como sintomas: roncos, agitação durante o sono, sufocação, engasgamento, excesso de salivação ou boca seca, transpiração excessiva e nictúria, sonolência diurna, sensação de boca e garganta seca no período da manhã, cefaleias matinais, fadiga, desordens neurocognitivas, depressão, redução da concentração e da libido, irritabilidade e piora na qualidade de vida.

📌A doença trazer complicações no aparelho cardiovascular bem como hipertensão arterial sistêmica, hipertensão pulmonar, diabetes, síndrome metabólica, maior índice de acidentes de trabalho e distúrbios psicossociais.

📌O diagnóstico é feito através da polissonografia, que consiste no monitoramento do paciente enquanto dorme.

📌O tratamento é feito com o uso da pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Nem todos os pacientes se adaptam ao uso do aparelho, que muitas vezes não é indicado para formas mais leves da AOS. Dessa forma, outros tratamentos são procurados como, por exemplo, o exercício físico.

📌Estudos comprovam que o Pilates é eficaz no tratamento da apneia do sono gerando aumento na dilatação das vias aéreas, melhora na qualidade do sono e respiração, redução do peso, aumento na qualidade de vida, redução da sonolência diurna e melhora no estado geral da saúde. Röpke, LM. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DO SONO E NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM SAOS, EM USO ADEQUADO DE CPAP. Botucatu: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Medicina, 2017.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page