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CONSEQUÊNCIAS DA MÁ POSTURA QUE VOCÊ NÃO SABE


    

O comprometimento dos movimentos e da postura é um fator determinante que causa dores musculoesqueléticas.


👉🏽 E o que são essas dores musculoesqueléticas?


Estas são dores localizadas, relacionadas às irritações teciduais, periarticulares (tendões, ligamentos) ou articulares.


👉🏽 Quais as causas destas dores musculoesqueléticas?


Estas dores são resultados dos microtraumas (inflamações agudas das fibras musculares) sofridos pelos tecidos, sendo causadas pelo excesso de uso (por movimentos repetidos ou tempo prolongado de uso), impedindo o tecido de se adaptar ou de se readaptar.


👉🏽 Como a má postura pode interferir no dia a dia das pessoas?


A má postura leva a dor. E a dor pode levar a um movimento anormal, com compensações, e estes movimentos anormais podem levar a mais dor, ficando difícil diferenciar a causa do efeito.


As atividades que as pessoas realizam, como trabalhar por muitas horas em determinadas postura, assim como as influências do ambiente em que elas vivem (local de trabalho, cama, travesseiros, banco do carro, calçados, cadeiras e carteiras na escola) podem exercer efeitos favoráveis ou adversos sobre a postura e os movimentos.


👉🏽 Como o Método Pilates auxilia a boa postura e na melhora dos movimentos?


    O método Pilates utiliza a musculatura central por meio do conceito “Power-House”, que melhora o posicionamento osteoarticular possibilitando a distribuição de forças, diminuindo sobrecargas e diminuindo assim o risco de lesões.


    No método Pilates, o Power-House (músculos do transverso do abdômen, assoalho pélvico, multífidos e diafragma) são trabalhados em conjunto, influenciando assim estímulos ligados diretamente a coluna vertebral, e consequentemente, a postura.



Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito.

O caminho segue como uma coisa natural.

Joseph Pilates


Referências

  • BRODY LT; HALL CM. Exercícios Terapêuticos na busca da função. 3ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

  • JUNGES, Silvana et al. EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES PARA A POSTURA E FLEXIBILIDADE EM MULHERES COM CIFOSE. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 20, n. 1, p. 21-33, 2012.


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Dra. Bruna Barreto

Fisioterapeuta

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